#2 LUGARES PARA CONHECER NO RIO DE JANEIRO

FacebookmailFacebookmail

Oi gente, bom dia!!

Continuando a série sobre os lugares que valem a pena conhecer no Rio de Janeiro,  vou falar sobre o Jardim Botânico e o Parque Lage. Para ler o primeiro post da série que fala sobre o Parque das Ruínas e Confeitaria Colombo (clique aqui).

 

Jardim Botânico

Fundado em 13 de junho de 1808, o Jardim Botânico possui uma das mais preservadas áreas verdes da cidade com uma vasta diversidade da flora nacional e estrangeira, chegando por volta de 6500 espécies.

Sua criação objetivava aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais  e com a Proclamação da República (1822) o então denominado Real Horto foi aberto à visitação pública como Real Jardim Botânico. O nome atual veio após a Proclamação da República e a partir daí transformou-se em cartão postal da cidade. Em 1937, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O local fascina a todos com suas palmeiras imperiais e é uma excelente opção para passeios, caminhadas, para quem gosta de estar próximo à natureza. Possui várias atrações como o Jardim Japonês, Orquidário, Casa dos Pilões e o Chafariz Central.

O horário de funcionamento é de 12h às 17h nas segundas-feiras e de 8h às 17h de terça à domingo. O ingresso custa R$ 15.

 

 

Parque Lage

O Parque Lage foi projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale e em 1957 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Originado de um antigo engenho de açúcar ele se transformou em um lindo jardim com estilo romântico.

Localizado aos pés do morro do corcovado, o Parque possui mais de 52 hectares e além da área verde, acomoda a Escola de Artes Visuais que foi criada em 1975. Com seus jardins construídos aos moldes europeus, o parque é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Possui cavernas espalhadas pelo local, lagos artificiais, aquários e palmeiras imperiais.

Lá também tem um restaurante mara que eu tomei café da manhã quando fui visitar (Bistrô Plage). Costuma ficar bem cheio aos fins de semana e alguns artistas tem o hábito de frequentar o local. A entrada é gratuita e o Parque funciona diariamente de 8h às 17h.

 

Então é isso meus amores, um grande beijo, um fim de semana maravilhoso e até o próximo post 🙂

 

FacebookinstagramFacebookinstagram

No Comments

Leave a Comment